sábado, 15 de novembro de 2014

HISTÓRICAS  FRASES  SOBRE  O  MURO  DE BERLIM

De George H.W. Bush, ex-presidente dos EUA (1989-1993):  "Quando iniciei meu mandato, parecia que o muro de Berlim seria eterno. Mas eliminá-lo era nosso objetivo a longo prazo, e assim aconteceu.  Porém nada teria acontecido se Gorbatchov não acreditasse no direiro à autodeterminação dos homens, dos povos, ou seja, na liberdade dos homens de escolher onde preferem viver".
De Helmut  Kohl, ex-chanceler da Alemanha (1982-1998): "Gorbatchov é um interlocutor simpático e interessantíssimo, bem-humorado e um tanto irônico. Uma vez, à margem do rio Reno,  conversávamos despretensiosamente a respeito do muro de Berlim, e eu disse:  A unificação alemã é certa, tão certa  quanto o fato de que  as águas do Reno correm para o mar.   Acrescentei que a maioria dos Alemães não iria mais aceitar a divisão.  Foi a primeira vez que ele não me respondeu".
De LECH WALESA, EX-PRESIDENTE DA POLÔNIA (1990-1995): " ENTRISTECE-ME SABER QUE FAZEM DE HERÓIS AQUELES QUE NÃO o foram. Gorbatchov não  queria derrubar nem o comunismo nem o muro de Berlim. Isso significa que a Europa foi construída sobre uma mentira.  A verdade é que o papa João Paulo II contribuiu com 50% para a queda do muro, a federação sindical polonesa Solidarnosc com 30%, e o resto do mundo apenas com 20%. O papa polonês conclamou os povos da Europa a mudar a cara do mundo" (Folha de São Paulo, 12/11/14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário