terça-feira, 20 de julho de 2010

UM SANTO PEDAÇO DE MINAS NO RIO

Eu ontem, 19/07/2010, QUASE me convenci, e me disse, que não precisarei mais rever o CARAÇA! Há uns 15 anos já , ela me acolhera, quando da missa pela alma da mãe de uma professora amiga,  da Cândido Mendes.  Mas ontem foi diferente.  De novo a procurei, achei e entrei. E no seu interior silencioso e barroco sorvi a presença santificante do meu inseparável Caraça. Maternalmente dominadora era ela mesma, NOSSA  SENHORA  MÃE  DOS  HOMENS, em tamanho maior, mas tão bela, tão mãe como a que me acolheu na noite de 29 de setembro de 1941, quando fui recebido no Caraça. A igreja da Irmandade de Nossa Senhora Mãe dos Homens, da mesma Nossa Senhora Mãe dos Homens do Caraça ,fica mesmo ali no Centro da Cidade na Rua da Alfândega , 54, entre as Ruas Primeiro de Março e Uruguaiana. Pelo folheto que recebi da guardiã da casa da Mãe leio que foi um frade do Convento das Chagas, Frei João de Nossa Senhora, em Xabregas, bairro de Lisboa, que, no século XVIII, crucifixo  na mão, saía pelas ruas e tabernas clamando contra os vícios, dizendo às pessoas que a Mãe Santíssima era também Mãe dos Homens. A imagem, tal qual idealizara, foi produzida em madeira pelo escultor José de Almeida que lhe cobrou por ela 72 dobrões de ouro. Não tendo como pagar, o frade, autorizado, saiu a pregar durante um ano 12 sermões com indulgência, com a seguinte invocação: "Virgem Mãe de Deus e Mãe dos Homens, lançai sobre nós a vossa bênção". Com o sucesso das pregações, o rei Dom João V ordenou ao prior da igreja de São Nicolau entregasse ao frade a importância que lhe faltava e mandou erguer um rico altar a Nossa Senhora Mãe dos Homens no convento de Xabregas. A devoção  chegou ao Brasil tempos depois, trazida or um personagem envolto em mistério,  IRMÃO  LOURENÇO, - QUAL O CARACENSE QUE  NÃO O CONHECE? - do qual diziam as pessoas ser um fugitivo, membro da família dos Távoras, perseguida cruelmente pelo Marquês de Pombal  por questões políticas. Que bem me fez a redescoberta no Rio do trono clonado de  Nossa Senhora Mãe dos Homens do Caraça, Minas Gerais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário