segunda-feira, 5 de julho de 2010

TRISTÃO E O CELIBATO EM 1928

Lendo uma carta que Tristão de Athayde escreveu no dia 23/07/1928 a Jackson de Figueiredo, encontrei o pensamento dele, na época,  a respeito do tema muito discutido atualmente: o celibato sacerdotal. Comunicando ao amigo a gravidez da esposa (que em 30/03/1929 daria à luz Lia, futura abadessa beneditina), TRISTÃO escreveu o seguinte:  "Novos laços. Novas responsabilidades. Novas fragilidades. Como Ibsen tinha razão, que força a do homem SÓ! Você por seu lado  preocupado com a sorte da sua Laura, com o futuro das suas crianças. E você que tem alma de heroi! Eu, cercado de fragilidades a defender, e aumentando as minhas obrigações, quando começo também a sentir as prosaicas dificuldades financeiras da vida. E o PADRE FEIJÓ queria suprimir o CELIBATO. Que criminoso! E como é sábio o Vaticano! Só o homem SOLITÁRIO PODE SER HEROICO E SANTO MESMO! O sorriso de uma CRIANÇA em casa é o grande trunfo dos nossos ADVERSÁRIOS. Eu, pelo menos, me sinto aniquilado, quando penso" ("Correspondência Harmonia dos Contrastes", tomo II).  Será que o nosso filósofo cristão, depois do Vaticano II quando centenas de sacerdotes se secularizaram, teria modificado seu modo de pensar?  Tendo falecido em 1983, tempo houve para se inteirar do problema. Talvez sua filha, a Madre Tereza, tenha sido confidente das ideias do pai sobre o assunto  através das cartas que dele recebia. E por oportuno: quando teremos um novo volume das "CARTAS DO PAI"?

Um comentário:

  1. Olá, procuro há muito tempo este livro, harmonia dos contrastes tomo II, eu tenho o tomo I, mas o II é realmente difícil de encontrar. Sou pesquisador da obra do dr Alceu, haveria alguma possibiliadde de o sr me ajudar me enviando uma cópia dessa obra, ou algo similar, como uma uma digitalizaçã? Ficaria feliz em pagar um preço justo.
    abraços! meu email é tlenine@hotmail.com

    ResponderExcluir