quinta-feira, 20 de maio de 2010

PENIDO: UM TEÓLOGO "PRATA DA CASA"

Padre MAURÍLIO TEIXEIRA LEITE PENIDO nasceu em Petrópolis, em 1895. Ainda criança foi para a Bélgica onde se educou. Bacharelou-se  em Letras pela Sorbone, em 1913. Após um período de estudos  na Universidade Gregoriana, em Roma, frequentou em Friburgo (Suiça) os cursos de Filosofia e de Teologia, matérias em que se doutorou respectivamente em 1918 e 1928. Quando lecionava em Friburgo, foi convidado em 1938 por Alceu Amoroso Lima, quando reitor da Universidade do Distrito Federal, para lecionar aí e no Instituto Católico de Estudos Superiores, funções que desempenhou durante 10 anos. Nomeado catedrático  de filosofia  da PUC, esquivou-se por escrúpulos doutrinários. Em carta escrita pelo cardeal Charles Journet a Jacques Maritain, em 13/o6/1940, onde previa a queda da França diante do nazismo, dizia o missivista que "peut-être faut-il déjà prévoir la maniere de garder le flambeau (a "esperança teologal", parece-me) allumé de lautre cotê de lOcéan pour le ramener un jour ici. Je lai écrit à labbé  PENIDO. Il habite 7 rue Fernando Mendes ( ou Cândido?), Rio de Janeiro. Il se sent bien seul". É que Penido fora professor em Friburgo e conceituado teólogo. Em 1954, com a saúde abalada, fixou residência  no seminário São José do Rio de Janeiro onde lecionou e exerceu a Direção Espiritual dos seminaristas. Faleceu no dia 23 de junho de 1970. Quando na Europa, escreveu: "La méthode intuitive de M. Bergson", Le rôle de lanalogie en théologie dogmatique", "Dieu dans le bergsonisme", "La conscience religieuse". No Brasil deixou-nos: Ö Corpo Místico", "O Cardeal Newman", "O Itinerário Místico de S. João da Cruz", "O Mistério de Cristo", "notável pela profundidez, nitidez e concisão dos conceitos", segundo D.Odilão Mourão-O.S.B. No "O Cardeal Newman"  declara Penido qual a atitude de um católico diante do mundo moderno: nem de REPULSA, porque muita verdade vem à tona e não é lícito repelir qualquer verdade, porque toda verdade vem de Deus; nem de CAPITULAÇÃO, porque aparece muito erro venenoso e aceitá-lo seria  fazer perecer as grandes verdades dogmáticas e morais; mas de CONQUISTA, sendo ele mesmo um exemplo  da aliança entre a ortodoxia inflexível e a atitude acolhedora e progressista".

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