sexta-feira, 7 de maio de 2010

CONHEÇA SIMONE WEIL!

"Sempre ansiosa por encontrar um sacerdote capaz de lhe tirar as dúvidas relativas às condições para uma eventual adesão à sua entrada na Igreja e receber o batismo, SIMONE WEIL consultou Jacques Maritain que lhe indiEm cou o nome do Padre Couturier, dominicano, considerado um espírito bastante aberto. Assim começou a carta que SIMONE lhe endereçou no dia 15/09/1942: "Quando leio o catecismo do concílio de Trento, parece-me nada existir aí de comum com a religião que nele se expõe. Quando leio o Novo Testamento, os místicos, a liturgia, quando vejo celebrar a missa, sinto com uma espécie de certeza que esta fé é a minha, ou mais exatamente seria a minha sem a distância estabelecida entre mim e ela por causa de minha imperfeição. Isto me causa uma penosa situação. Gostaria de torná-la não menos penosa, porém mais clara!"(Simone Weil, "OEUVRES", pp. 985). SIMONE  foi uma escritora, mística e filósofa francesa; nasceu no dia 03/02/1909 e faleceu no dia 29/o8/1943. Assim escreveu em 1938 a Bernanos: "Não sou católica, embora  -  o que vou dizer deve parecer presunção a todo católico vindo da parte de um não-católico, mas não sei exprimir-me de outro modo  -  embora nada católico nada cristão jamais me tenha parecido estranho. Costumo dizer-me  às vezes que, se se fixasse nas portas das igrejas que a entrada nelas fosse impedida a todos aqueles que tivessem uma renda superior a tal ou tal quantia, pouco elevada,  eu depressa me converteria!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário