quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIÁRIO DE THOMAS MERTON

22/09/1959: "DE QUE PRECISO? A única coisa necessária é uma verdadeira vida interior e espiritual, um crescimento verdadeiro, por minha conta, em profundidade, numa nova direção. Seja qual for a direção que Deus me indique. Minha obrigação é não parar de avançar, crescer interiormente, rezar, livrar-me de apegos e desafiar os medos, aumentar minha fé, que tem sua própria solidão, procurar uma perspectiva inteiramente nova e uma nova dimensão em minha vida. Abrir novos horizontes a qualquer custo, desejar isso e deixar que o ESPÍRITO SANTO SE ENCARREGUE DO RESTO.  MAS REALMENTE DESEJAR ISSO E TRABALHAR PARA ISSO. 18/08/1959: O que eu preciso é fazer uma viagem para um lugar primitivo, entre pessoas primitivas, e LÁ MORRER. É ao mesmo tempo uma PARTIDA e um RETORNO. Uma ida a algum lugar onde nunca estive nem pensei em ir - uma ida na qual sou conduzido por Deus, uma vida espiritual na qual eu saio de tudo que tenho agora. Sinto que minha vida espiritual está acabada, a men0s que eu faça isso. 29/07/1968: Dentro de 8 semanas devo partir daqui. Pode ser que eu não volte. Não que espere que alguma coisa dê errado - embora seja possível. Seja como for, não espero estar aqui de volta antes de alguns meses. Deste ou daquele  jeito, não me importo se eu não voltar. O que me intriga é a ideia de partir para algo desconhecido, não pedindo nem esperando nada de muito especial, mas desejando tão somente fazer o que Deus exige de mim, seja lá o que for. 08/12/1968 - BANGCOC: Hoje é a festa da Imaculada Conceição. Daqui a pouco sairei  do hotel. Vou celebrar missa na igreja de São Luiz". E NO DIA 10/12/1968 morria acidentalmente eletrocutado em BANGCOC depois de fazer uma conferência sobre Marxismo e perspectivas monásticas a líderes monásticos da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário