domingo, 29 de maio de 2016

SUCURSAL  DE  "O  GLOBO"  1958

Vez ou outra vem-me à lembrança o dever de uma palavra de gratidão ao jornalista HÉLIO VAZ  DE  MELO, Diretor da Sucursal de "O GLOBO" em Belo Horizonte, por um gesto de profunda visão jornalística e cultural e beneficente, e de homenagem ao COLÉGIO DO CARAÇA, NO ANO DE 1958... e já se foram 56 anos! Sem dúvida, o diretor do Colégio cumprira o dever de gratidão de lhe agradecer o convite relativo à presença, na inauguração da sucursal de "O GLOBO" na capital mineira, da centena de livros impressos nos séculos 16 e 17 da biblioteca do Caraça, na ocasião. Como, porém, minha colaboração foi oportuna para o transporte dos livros, e não estando mais, na época da devolução, residindo no Colégio, não me custava entrar em contato com ele. Lembro-me de que, no início dos anos setenta,  numa cerimônia na igreja da Imaculada Conceição de Botafogo, eu o reconheci, mas não pude estar com  ele. Descobrindo hoje sua assinatura e impressão no livro de ouro do Caraça, por ocasiõ de sua visita ao Santuário na época, aqui a transcrevo: "81 - CARAÇA -  Célula Mater da Cultura Humanística Brasileira! Tanto o piedoso Irmão Lourenço, em 1775,  como os atuais lazaristas em 1958 organizaram um império: o  da FÉ e da Perseverança, servindo a Deus e à Pátria! Caraça, Natal de 1958. Hélio Vaz de Melo, Diretor da Sucursal de "O GLOBO" em Belo Horizonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário