quarta-feira, 4 de maio de 2016

FALTA-NOS   UM   "PEQUENO  PEDESTRE"

Residindo a 15 minutos do apartamento de um dos filhos na rua Assunção, diariamente vou até lá colaborar com os afazeres da nora e da neta de 6 anos que estuda num bairro distante. Como velho encarquilhado, caminho meio cuidadoso pelas calçadas. Não procurando a sepultura, peço a Deus me espere, até que meus netos não necessitem de minhas atenções. Mas evitando desníveis traiçoeiros das calçadas e de modo especial de obstáculos orgânicos, gratuitamente espalhados pelos nossos irmãos caninos, com a incivil  coadjuvação de irmãos outros nossos, também filhos de Deus... Coitados! tivessem sido educados no meado de século XX em cidades do interior de Minas Gerais; e tivessem (como de fato não tiveram) aprendido maneiras de andar, de caminhar, de  proceder em cidades como as do Rio, ao invés de sujar as ruas, você estaria dispensado de ler este blog. Falo asssim, porque, em 1938, o grupo escolar de minha terra natal mineira, Bonfim, recebeu da Caixa Econômica do Estado o livrinho escrito pelo tio de Guimarães Rosa, Vicente Guimarães,  intitulado "O PEQUENO PEDESTRE". VELHINHO, carrego-o comigo!  Bem verdade, o objetivo dele era instruir o mineirinho a portar-se nas ruas de uma cidade cosmopolita. Menino, num manual ilustrado a cores, escrito metade em versos metade em  prosa, li e aprendi o que era bonde, sinal luminoso, o modo de funcionar e de se portar neles, e outras coisinhas mais, não muitas, A MANEIRA DE SE CAMINHAR EM PASSEIOS  OU  CALÇADAS, e como conservar as ruas de  nossas cidades! Tivesse eu esquecido tudo isto, estando a ganhar a vida em cidades tais como BeloHorizonte, Petrópolis e Rio, etc., recorreria ao meu mestre de trânsito em calçadas! Entristeci-me, contudo: o livro original, obtido em colaboração na "ERA UMA VEZ", revista infantil dirigida pelo "VOVÔ  FRLÍCIO",  era um clone da primitiva obra que, de mãos em mãos dos filhos de minha mãe, evaporara, conseguindo eu uma xerox, fraternal presenteada pelo filho do autor, VICENTE GUIMARÃES. Manhã de hoje, voltando ao apartamento, um senhor me disse: cuidado, ali adiante alguém não apanhou o resto do cachorro! COMO ME SATISFAZ  ENCONTRAR GENTE QUE SE PREOCUPA COM OS COIRMÃOS FILHOS DE DEUS E DA CIDADE MARAVILHOSA! Bom que se levantasse um ex-aluno de nossa cidade e publicasse um manual moderno, atualizado, com dicas, com a SIMPLES  REGRA para não se chocar com quem vem em SENTIDO CONTRÁRIO AO SEU  numa calçada.  Em resumo: 1 - Sua DIREITA  (LADO DIREITO) em caso de ter que ceder caminho numa calçada para quem vem ULTRAPASSAR você, SEU BRAÇO DIREITO deve FICAR  OU do lado da rua,  OU do lado dos prédios; 2 -  E MAIS:  a sua ESQUERDA, não vindo alguém em seu sentido, isto é, em sua direção,  NÃO PRECISA  FORMAR UM  PARALELO com o MEIO-FIO ou com os PRÉDIOS; 3 -  Resumindo: as regras do trânsito de pessoas nas calçadas são as mesmas regras do Código de Trânsito Brasileiro nas estradas (artigo 35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário