quarta-feira, 1 de junho de 2016

CONSELHOS   AOS   FORMADORES

A  -  "Os  JOVENS devem ser orientados sobre o valor de dois pensamentos: 1 - que são fracos ESPIRITUALMENTE, que estão continuamente expostos aos ataques INTERIORES e EXTERIORES, QUE COM MAIS FACILIDADE SE INCLINAM MAIS PARA  O  MAL do que  para O  BEM; 2 - que sua  VONTADE É LIVRE e podem tornar-se cada vez mais livres, mais senhores de seus atos e portanto de seu FUTURO.
B  -  Quanto MAIS CEDO se começar a educação da vontade, tanto melhor.  Às vezes não basta uma ponderação serena de momento, nem a fugaz labareda da vontade para se cantar vitória, mas será preciso o exercício metódico, com anos de antecedência, com o exercício diário de pequenas provas.
C  -  DEVE-SE ACENTUAR aos jovens que o que custa mais é COMEÇAR! ACOSTUMAMO-NOS ao BEM do mesmo modo que ao MAL. A nossa vontade se sente impelida para o BEM com a mesma facilidade com que o carro percorre o caminho já seguido e os dedos do artista deslisam sobre o teclado. "O mais seguro caminho de educação para uma vida feliz é ROBUSTECER o caráter no amor do SACRIFÍCIO  QUE nos faz capazes de suportar varonilmente uma vida sem alegrias ou uma vida triste, cheia de privações".
D  -  Um dos principais deveres do EDUCADOR é este: "Educar a vontade dos JOVENS, durante os anos de estudo, por todos os meios possíveis e com todos os métodos que se lhe oferecem" ("COMO  EDUCAR  A  JUVENTUDE", TIHAMER TOTH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário