quinta-feira, 30 de junho de 2016

OSCAR  MENDES  E   BONFIM,  MINAS

Faleceu em Brasília, 04/11/1983, o pernambucano OSCAR  MENDES, nascido em Recife, PE,  25/07/1902, que em 1926 foi nomeado promotor de justiça na cidade de BONFIM, MG. Desde criança ouvira falar de sua presença em minha terra, donde sempre minha admiração pelo trabalho ali desenvolvido como jurista e também como  escritor. Lembro-me de sua coluna no "O DIÁRIO" de Belo Horizonte e também de sua presença na revista  "A  ORDEM", fundada POR JACKSON DE FIGUEIREDO, no  RIO.  Com a morte de Jacksom, em 1928, Tristão de Athayde ocupou-lhe o lugar na direção da revista bem como do  "Centro Dom Vital", duas instituições de orientação católica.  Caindo-me nas mãos ontem  "TEMPO DE PERNAMBUCO", de Oscar Mendes, reli-lhe o primeiro capítulo "A VIDA EM FALSO", comentando um livro do escritor, contemporâneo seu, LUIZ DELGADO. Nos meus 8.8, longe do torrão natal há quase oitenta anos, sensibilizou-me contemplar o lugar e a data da redação da crítica que brotou de sua inteligência privilegiada: "BONFIM (MINAS GERAIS - agosto de 1929", enaltecendo as qualidades de um livro "que não satisfaz a uma única leitura... porque é um livro que faz pensar". Escrito o livro em 1929, ano de meu nascimento numa cidadezinha tão bem "sacaneada" no verso que nunca mais esqueci": "CONQUISTA (hoje Itaguara) deu um grito, DOM SILVÉRIO (hoje Crucilândia) respondeu: BONFIM está agonizando, PIEDADE já MORREU!" OSCAR MENDES escreveu vários livros: "A alma dos livros"; "Poetas de Minas"; "Estética literária inglesa", "Entre dois Rios"; "Papini, Pirandelo e outros", etc. Além de professor universatário, tradutor, conferencista, crítico literário e membro da Academia Mineira de Letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário