quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016



CARÁTER   IMPRESSO  PELOS   SACRAMENTOS   DA   IGREJA

1 - Dos  SETE  SACRAMENTOS  da IGREJA  CATÓLICA  apenas  TRÊS  IMPRIMEM  CARÁTER: BATISMO,  CONFIRMAÇÃO E ORDEM.
2 - O uso de selos ou sinetes pelos antigos  caracterizava um objeto ou PESSOA como propriedade de alguém. No ANTIGO TESTAMENTO (Ez.9,4) o SENHOR mandou assinalar com um sinal especial " a testa de todos que choravam por causa das abominações cometidas em Jerusalém", como garantia de que não seriam castigados. No NOVO TESTAMENTO em Ef.1,13  e  4, 30 lemos: "Fostes SELADOS  pelo Espírito Santo"; "Não entristeçais o Espírito Santo de Deus pelo qual fostes SELADOS para o dia da Redenção".
3 - Pelos sacramentos do BATISMO, CONFIRMAÇÃO e  ORDEM  o cristão torna-se   posse  de DEUS que o faz sua propriedade e lhe  dá  O ESPÍRITO SANTO como garantia  do cumprimento das promessas divinas.
 O selo  marcado por Cristo no BATISMO, na CONFIRMAÇÃO  E NA ORDEM é um SINAL INDELÉVEL  CHAMADO "CARÁTER"(em grego  "FIGURA"). 
4 - São, pois,  três os sacramentos que imprimem caráter: o Batismo, a Confirmação e a Ordem, sendo por isto irrepetíveis. O pecado não extingue o caráter ou  marca espiritual, o selo, a efígem de Cristo que eles gravam na alma.  No plano natural, toda criatura é "filha de Deus"  pela imagem e semelhança com Deus;  todavia o Batismo eleva a Filiação Divina a um plano ainda mais nobre e digno, chamado "sobrenatural", plano que ultrapassa as exigências de qualquer criatura e dá participação com as Três Pessoas Divinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário