quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

APROXIMA-SE   O  TEMPO   DA   QUARESMA

RECORDEMOS ANTES DE TUDO:

1 - OS CRISTÃOS e CATÓLICOS sabemos que,  ADÃO e EVA tendo desobedecido À ORDEM DE DEUS que os criou como FILHOS  SEUS, a sua REABILITAÇÃO lhes foi imediatamente comunicada, conforme se lê no  ANTIGO  TESTAMENTO (primeira parte da BÍBLIA),  com a promessa divina da ENCARNAÇÃO  da SEGUNDA  PESSOA  DA  SSMA.  TRINDADE, O  FILHO  ("Gênesis", 1 a 4),  o que só aconteceria ALGUMAS CENTENAS  de  anos depois.
2 -  Esse MISTÉRIO foi aos poucos sendo revelado aos homens conforme se lê no ANTIGO TESTAMENTO, justamente apelidado de o  "TEMPO  DA  PROMESSA", (C1, 1-26; At, 17,22-29; Rm1, 18-23). 
3 - A promessa da RECONCILIAÇÃO teve seu começo quando o FILHO de DEUS se encarnou no seio da VIRGEM  MARIA, DANDO INÍCIO AO 'TEMPO  DE  CRISTO"(Gl.4,4), ao final de algumas centenas de  anos (Jo 1-14): a SEGUNDA  PESSOA  DA  TRINDADE  se fez HOMEM, a PROMESSA  se  tornou realidade (C1,15, 45-49). O VERBO se fez carne, trazendo em si  "O  EVANGELHO", OFERECENDO-SE AO PAI, RECONCILIANDO OS HOMENS COM DEUS, selando com seu sangue e Ressurreição a Aliança da criatura com o Criador (Tudo narrado  na segunda parte da BÍBLIA, justamente apelidada de  "O  NOVO  TESTAMENTO").
4 - O TEMPO DE  CRISTO se prolonga no CHAMADO  "TEMPO  DA  IGREJA". A  IGREJA  NASCE  do lado de Cristo pendente na cruz,  quando a lança lhe traspassa o coração  jorrando água e sangue (Jo.19, 33-37), figuras dos sacramentos que fazem a IGREJA: água, figura do batismo, o sangue figura da Eucaristia.
5 - A obra da "REDENÇÃO HUMANA" completou-a  CRISTO  SENHOR principalmente pelo Mistério Pascal de sua sagrada Paixão, Ressurreição dos Mortos e gloriosa Ascensão. Por este mistério  CRISTO morrendo destruiu nossa morte e ressuscitando restaurou nossa vida. Do lado de Cristo adormecido nasceu o admirável sacramento de toda a IGREJA (Concílio Vaticano II).

Nenhum comentário:

Postar um comentário