domingo, 24 de janeiro de 2016

ANO   ECLESIÁSTICO    -    ANO   CIVIL

A IGREJA  CATÓLICA  adotou a estrutura do ANO CIVIL  (365 (ou 366) dias;  52 (ou 53) semanas; 12 meses)  para distribuir  no CURSO DE CADA ANO  CIVIL as DIVERSAS FASES da OBRA DE JESUS  CRISTO  com  vistas à REDENÇÃO  da  HUMANIDADE  DECAÍDA,

2 - No deccorrer de cada ANO  ECLESIÁSTICO  (ou RELIGIOSO) A IGREJA relembra a seus fiéis  os MISTÉRIOS  DA  REDENÇÃO, tornando  PRESENTES, anualmente, as riquezas do poder santificador e dos méritos de seu SENHOR, de tal modo que entrem em contato com eles e sejam repletos da Graça da Salvação.

3 - Todos os fatos que constituem a HISTÓRIA  do CRISTIANIMO,  estão narrados na SAGRADA ESCRITURA  ( NA BÍBLIA). E A BÍBLIA  se divide em; a) ANTIGO TESTAMENTO,  e b) NOVO TESTAMENTO.

4 - No ANTIGO TESTAMENTO  ( primeira parte da Bíblia)  NARRA-SE O CHAMADO  "TEMPO DA PROMESSA": criação do mundo; desobediência de Adão e Eva; promessa da REDENÇÃO; ANÚNCIO DA DEFINITIIVA ALIANÇA que iria realizar-se através de   JESUS CRISTO. Esse  "TEMPO  DA  PROMESSA" teve uma duração muito longa, dezenas de séculos. Terminou com a ENCARNAÇÃO da SEGUNDA PESSOA DA SSMA.  TRINDADE no seio da VIRGEM MARIA.

5 - No NOVO TESTAMENTO, segunda parte da Bíblia, narra-se:

 a)   o chamado "TEMPO DE CRISTO", da  "REALIZAÇÃO DA PROMESSA": CRISTO SE ENCARNA NO SEIO DA VIRGEM MARIA, trazendo consigo o EVANGELHO, a BOA-NOVA DA SALVAÇÃO; com a RESSURREIÇÃO de JESUS e ASCENSÃO completou-se o MISTÉRIO DA REDENÇÃO  DO  GÊNERO HUMANO. Como os frutos da REDENÇÃO SE OPERAM ATRAVÉS DA IGREJA QUE É A cabeça DE CRISTO,  fala-se também  num "TEMPO DA IGREJA".  

b)  CONSIDERA-SE  "TEMPO DA IGREJA" aquele tempo  que, continuando embora  "O TEMPO DE CRISTO", FOCALIZA, de modo especial,  CRISTO  como cabeça da IGREJA, instituição  que NASCEU    DO  LADO DE CRISTO pendente da cruz, quando a lança o traspassa fazendo jorrar água e sangue, figuras dos sacramentos do batismo e da Eucaristia.

5 - A OBRA da REDENÇÃO da Humanidade de que foram prelúdio as MARAVILHAS OPERADAS no ANTIGO TESTAMENTO, completou-a JESUS CRISTO  com  o  MISTÉRIO  PASCAL  de  sua PAIXÃO, RESSURREIÇÃO  dos  MORTOS e GLORIOSA  ASCENSÃO.  CRISTO, morrendo,  DESTRUIU a NOSSA MORTE  e,  RESSUSCITANDO, restaurou a NOSSA VIDA.  POIS DO LADO DE CRISTO  ADORMECIDO  na  CRUZ  NASCEU  O  CORPO  da  IGREJA na qual a ÁGUA  do  BATISMO e o SANGUE da EUCARISTIA nos COMUNICAM a VIDA de DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário