domingo, 19 de outubro de 2014

BEATIFICAÇÃO   DO   PAPA   PAULO  VI

Na praça de São Pedro em Roma o papa FRANCISCO,  diante de incontável número de fieis e turistas, proclamou hoje BEM-AVENTURADO o PAPA  PAULO  VI  (1963-1978). Aprendi com TRISTÃO a apreciar o CARDEAL MONTINI, EX-ARCEBISPO DE MILÃO. Mas minha aproximação com ele data de mais longe. Quando criança, 10 anos, ganhei uns trocados distribuindo de casa em casa calendários da empresa de remédios, BAHIER, com a figura do recém eleito papa PIO XII,  Cardeal  Eugênio Paceli, substituindo  o papa Pio XI que falecera em fevereiro de 1939. Sua imagem, sentado na "sede gestatória", nunca mais se separou de minha memória. No dia de minha ordenação sacerdotal (18/07/54) o superior do seminário passou-me às mãos, em meio a uma roda de pessoas presentes à cerimônia, um telegrama aberto procedente do núncio apostólico. Cumprimentando meus professores, meus pais e a mim, o PAPA PIO  XII nos dava sua bênção apostólica. Embora  humilhado pela ousadia de gesto meu tão  ingênuo e clandestinamente realizado, não me contive, misturei lágrimas de felicidade a soluços íntimos de revolta pela reprimenda que recebi de meu superior da casa. Quem assinara a mensagem? O pró-secretário de Estado do Vaticano, CARDEAL GIOVANNI  MONTINI, futuro Papa Paulo VI. Um segundo encontro meu com ele fora precedido de uma comunicação da Câmara Eclesiástica do Rio de Janeiro, solicitando meu comparecimento à referida cúria para a execução de rescrito apostólico que eu aguardava. Assim rezava: "Sexta-feira 24/02/1967. O SSmo.  Senhor Nosso   DOM PAULO, por divina providência Papa Paulo VI, benignamente  se dignou conceder a dispensa (solicitada) de acordo com o pedido". À vista do que, o Provincial dos Padres Lazaristas me forneceu uma declaração de que me fora concedida por intermédio  do Cardeal do Rio, conforme comunicação da Sagrada Congregação "Pro Doctrina Fidei", de 27/02/67, a dispensa total de minhas obrigações religiosas e sacerdotais.  Assim sendo, iniciei a vida sacerdotal com as bênçãos do Papa PIO XII (1954) e a encerrei abençoado pelo Papa PAULO VI (1967), hoje BEATIFICADO pelo nosso Papa  FRANCISCO.  DEO  GRATIAS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário