terça-feira, 26 de agosto de 2014

EVANGELHO   DA   IGREJA

Por que só o EVANGELHO cuja autoria a Bíblia atribui a SÃO  MATEUS é denominado  EVANGELHO  DA  IGREJA?  Pela simples razão de que apenas em seu evangelho é usada  a palavra  IGREJA. Com efeito, perguntando um dia JESUS aos discípulos quem era ELE,  respondendo "SIMÃO  PEDRO  disse: "Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo". Jesus depois de lembrar-lhe que quem lhe revelou isso foi o Pai dele que está nos ceus, assim completou: "Também eu te digo que és PEDRO, e sobre esta PEDRA edificarei minha  IGREJA e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ELA (Mat. XVI, 13 a 21). Também implicitamente usou-a  São Paulo em  I COR, 3 a 19,  como também  em Eph. 2, 19 a 22, referindo-se aos fundamentos da Igreja. O Antigo Testamento também a usou, mas no sentido de REUNIÃO ou CONGREGAÇÃO dos fieis (Num.16, 3; 20, 4; Deut. 23, 2e3;  Ps. 21, 23 e 26; 34. 18). Pelas palavras de Cristo, PEDRO será o FUNDAMENTO da IGREJA, isto é, sua mais firme ESTABILIDADE. Constituía-o fundamento do edifício que ia fundar, arquiteto que pensava na construção de uma casa. PEDRO  com bastante propriedade   CRISTO o chama de PEDRA, o que constitui  a base, o princípio  de estabilidade e firmeza numa sociedade humana, a cuja imitação foi constituída a IGREJA o que em outros termos se traduz pelo  EXERCÍCIO  DA  AUTORIDADE.  Por conseguinte pelas palavras de JESUS foi conferida a PEDRO a AUTORIDADE  da IGREJA, donde (Mat, 18. 18) o seguinte: "Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado nos ceus e tudo quanto desligardes na terra será desligado nos ceus". Nem a palavra PETROS em grego nem seu correspondente aramaico  KEPHA (rocha) eram usados como nome de pessoa antes de JESUS ter chamado assim o chefe dos apóstolos para simbolizar o seu papel na fundação da IGREJA.

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