quarta-feira, 28 de maio de 2014

50  ANOS   do   TÚNEL  SANTA  BÁRBARA

Entre 1902 e 1906 o Presidente da República, Rodrigues Alves, encomendara ao Prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, um projeto de reforma urbana sem precedentes. Nos anos 40, forçoso era  planejar-se uma obra que ligasse a zona Norte à Zona Sul. Coube ao prefeito Angelo de Morais (1947 a 1951) dar os primeiros passos que culminaram com a conclusão de um túnel na administração do prefeito Sá Freire Alvim (1958 a 1960). A demora da construção (1947 a 1963) deveu-se à desapropriação de 75 imóveis: 32 do lado de Laranjeiras e 43 do  lado de Catumbi. Com 356 metros de comprimento por 17,5 de largura, o túnel foi o maior aberto até então na cidade e o primeiro a ter ventiladores, o que  exigiu posteriormente ser dividido em duas galerias para controle da poluição. Faz parte do complexo viário da Linha Lilás, via expressa inclusa no Plano Doxíades. Na embocadura Sul o viaduto  Engenheiro Noronha sobre a Rua Laranjeiras, com 350 metros de comprimento, constituiu na época o maior vão livre em concreto protendido da América do Sul, com quatro pistas de rolamento. No momento a cidade comemora o cinquentenário do túnel que tornou mais fácil a ligação da zona norte com a zona sul do Rio, conhecido como  TÚNEL SANTA  BÁRBARA. Mas, por que SANTA BÁRBARA? Aguarde!

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