quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NOVENA  DO  NATAL  -  20/12/13

Quinto dia: Antífona  "Ó  ORIENS, brilho da eterna luz, Sol DE  Justiça! VEM, CLARIFICA-NOS À NÓS  que estamos sentados nas trevas, À  SOMBRA  DA MORTE".

DEIXANDO A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO, PASSAMOS AO MUNDO NATURAL. AÍ TAMBÉM O SALVADOR CRIOU-se um símbolo, o SOL, símbolo preferido da Escritura e da Liturgia. Nessa antífona o ciclo do Natal caracteriza-se da maneira  mais feliz. Por um lado a humanidade apresenta-se assentada nas trevas e à sombra da morte. De outra parte, perfurando as nuvens, aparece o SOL Redentor. Dois profetas com o mesmo nome, os dois Zacarias, anunciando o Redentor como um sol nascente: "Eis um homem. Oriente é seu nome", pelas entranhas e misericórdia de nosso Deus ele nos visita, o sol que se levanta no alto". 

MEDITAÇÃO: TEXTO do cartão de boas-festas de Natal enviado pelo diretor do Colégio São Vicente de Paulo, Padre Agnaldo, C.M.

"Convidados a nos transpotar até à gruta de Belém, como o foram os Pastores e os Magos, somos ali chamados a olhar para além das aparências, a ver e a ler nos sinais do presépio a pureza dos sentimentos que as celebrações do Natal e do Ano Novo nos proporcionam: a ESPERANÇA e a SOLIDARIEDADE, a ALEGRIA e a PAZ! QUE ESTAS SOLENIDADES NOS associem  ao profeta Isaías que exorta "Fortaleçam as mãos cansadas,  firmem os joelhos cambaleantes; digam aos corações desanimados: Sejam fortes! Não tenham medo! Vejam o Deus que vem. Ele vem para salvar"(Is 35, 3-4). 

Senhor, que haveis de vir com grande poder e glória para julgar o mundo,
levai nossos irmãos e irmãs falecidos para o Reino dos Céus!

Pai Nosso...Ave Maria!...                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário