quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NOVENA  DO  NATAL = 19/12/13

QUARTO  DIA: Antífona Ó: "Ó    CHAVE  DE  DAVI"e cetro da Casa de Israel, TU que abres e ninguém pode fechar, que fechas e ninguém  pode abrir: VEM, E TIRA o homem da prisão, a ele que está sentado nas trevas E NA SOMBRA  DA  MORTE! Os Judeus apelidavam  de hexágono o escudo ou chave de Davi. Era para eles o símbolo de DEUS e de seu santo nome.  Enxergavam aí o sinal do MESSIAS a chegar (estrela de Belém estrela dos Magos). Jesus é a "chave de Davi" porque é ele que dá o sentido de todos os mistérios e de todas as figuras do Antigo Testamento.

ANTÍFONA Ó, "Ó  CHAVE DE DAVI".  Disse o Anjo a MARIA:  Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo, és bendita entre todas as mulheres! Pai Nosso... Ave Maria... Amém!

MEDITAÇÃO: No RIO, no bairro de BOTAFOGO, ergue-se a FAVELA DONA MARTA, no morro do mesmo nome, entre Botafogo e Laranjeiras.  Nesta época natalina, hoje ali se celebra o quinto aniversário da implantação  do programa da UNIDADE  DE  POLÍCIA  PACIFICADORA (UPP), A PRIMEIRA da cidade. Sob os olhos do Cristo no Corcovado, como a contemplar um presepe gigante de vista privilegiada para  o mar e os cariocas do bairro, desde o dia 19/12/2008, a PAZ, a TRANQUILIDADE instalaram-se em seus becos tortuosos. Obra de "remoção"?  Remoção é ou era tabu, palavra proibida no dicionário do Deus Menino, pois não houve ideologia no debate para a implantação da UPP no Dona Marta.

Cantai, ó céus, e exulte a terra, gritai, ó montes, de alegria. Pois o Senhor se compadeceu de seu povo e dos aflitos. Ele é nosso Redentor, o Senhor do Universo, o Deus santo de Israel!

"DONA MARTA" tranfigurou-se numa Belém do berço do Deus Menino, não apenas no seu aspecto físico, mas especialmente num ambiente de solidariedade, de solução urbanistica, de tecnologia, de convivência pacífica entre as criaturas dos reinos mineral, animal e vegetal que vieram para ficar! Desde 19/12/08 nunca mais ali se derramou o sangue de um de nossos irmãos em Cristo! Desde então os vizinhos dormem tranquilos, sem balas luminosas e tiroteios inquietantes cortarem os ares. 

A vós, ó Deus, a nossa gratidão. Vosso nome está perto. De vós, Senhor, veio a renovação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário