segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NOVENA  DO  NATAL  =  24/12/13

Na década de 1938/1940, usávamos em Minas no curso primário uma espécie de antologia, denominada, salvo engano, Cartilha Analítica. Trazia uma narração, falando de 3 crianças, Xandoca, Rosinha e Yayá,  à procura, noite escura,  velas acesas na mão, de algo importante. Xandoca era a que ia  na frente, Rosinha a que ia no meio, Yayá a que ia atrás. Oitavo dia da NOVENA: 24/12/13.  Vigília do NATAL!  Dominada por uma Alegre Esperança. O costume popular dos presentes de Natal contribui para tornar esse dia um dos mais belos e alegres do ano. Toda a liturgia da Igreja consagra-se à chegada do Redentor com duas imagens sugestivas: uma delas mostrando fechada a porta do céu, efeito da desobediência de nossos protoparentes, expulsos do paraíso terrestre. A outra imagem é a do Redentor, Jesus, que hoje nos abrirá a porta, cuja importância é assim cantada no salmo 23:

"Levantai vossas portas, ó príncipes. Abri-vos em toda a extensão, portas eternas! Eis que vai entrar o  REI da GLÓRIA!

MEDITAÇÃO: desde dezenas de anos 3 personagens, como Xandoca, Rosinha e Yayá, procuram na escuridão reencontrar o espírito do Concílio Vaticano II. Por razões misteriosas a essência do Vaticano fugiu das mãos de JOÃO XXIII.  O PAPA SUBSTITUTO, MONTINI, sob pressões diversas, apesar dos ombros de clérigos e leigos numerosos, sucumbiu cansado da busca da esperança eclipsada. Entre os nossos leigos, saliento como seu coadjuvante ALCEU AMOROSO LIMA. Uma proveitosa leitura de "JOÃO XXIII", escrita por Tristão, comprova o que afirmo. E neste ano de 2013, do fim do mundo os ventos divinos colocaram na barca de Pedro o nosso latinoamericano, o PAPA  FRANCISCO, que, sorrindo, humilde, agindo paciente, prossegue tranquilo seguindo a Cristo que lhe ensinou como pastor a exigir o  espírito de infância,  condição preliminar para os adultos   vencerem os obstáculos mentais e sensíveis que o tempo vai carreando ao longo de cada vida humana". Que o Espírito Divino ajude a Igreja a reencontrar-se na essência do Vaticano II!

Nossa alma espera no Senhor! Nele se alegra o nosso coração! Está perto a salvação dos que o respeitam! Amém!


Um comentário:

  1. Amigo, essa cartilha que narra Xandoca, Rosinha e Yayá minha avó tem os textos decorados em mente até hoje. Ela ingressou no primário no final da década de 1930 na cidade de Perdões-MG. Gostaria de saber mais informações sobre essa cartilha

    ResponderExcluir