sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NOVENA  DO  NATAL  -  22.12.13 - SEXTO DIA

ANTÍFONA  "O":  "Ó  rei dos povos"=  "Ó" REI DOS POVOS"! O DESEJADO  DAS  NAÇÕES, pedra angular que reunis os dois povos, VEM  e SALVA o homem que formaste do limo da terra!

MEDITAÇÃO: A AÇÃO DE CRISTO estendeu-se até ao mundo pagão. Aos melhores do PAGANISMO Ele inspirou o desejo de sua VINDA. Agora o muro de separação deve CAIR!

Diz Santo  Ambrósio que MARIA, apenas concebida do Espírito Santo, movida pelo impulso de sua alegria, já plena de Deus, subiu a visitar sua parenta ISABEL. Quando esta ouviu a saudação de Maria, a criança exultou em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo. Isabel foi a primeira a ouvir a voz de Maria, mas seu filho, João, foi o primeiro a pressentir a GRAÇA; aquela, Isabel, ouviu segundo a ordem da natureza, este, João, exultou em virtude do mistério! Isabel percebeu a chegada de Maria, João percebeu a chegada do Senhor. A mulher ouviu a voz da mulher, o menino sentiu a presença do Filho. Elas proclamam a  GRAÇA de Deus, eles, Jesus e João,  realizam-na interiormente, iniciando no seio de suas mães o MISTÉRIO DE MISERICÓRDIA. E POR UM DUPLO  MILAGRE, as mães profetizam  sob a inspiração dos dois filhos. A criança exultou, a mãe ficou cheia do Espírito Santo. A mãe não se antecipou ao filho, mas estando o filho cheio do Espírito Santo, comunicou-o à sua mãe. João exultou, o espírito de Maria também exultou. A alegria de João se comunica a Isabel. Quanto a Maria, porém, não nos é dito que recebesse então o Espírito Santo, mas que seu espírito  exultou. Aquele que é incompreensível agia em sua mãe de modo incompreensível - Isabel recebe o Espírito Santo DEPOIS de conceber. Maria recebeu ANTES. Por isso, Isabel diz a Maria:  "Feliz és tu que acreditaste"! Felizes sois também vós que ouvistes e acreditastes, pois toda alma que possui a FÉ concebe e dá à luz a Palavra de Deus e conhece suas obras (Luc.1e seg.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário