terça-feira, 17 de dezembro de 2013

NOVENA  DO  NATAL = 18/12/13   "Ó  ADONAI"!

Segundo dia da NOVENA  DO  NATAL: A SEGUNDA ANTÍFONA NATALINA é assim formulada:

Ó  ADONAI, isto é, DEUS  DA  ALIANÇA,  e chefe  da Casa de Israel, Tu que apareceste a Moisés no fogo da sarça ardente e deste a Lei no Monte Sinai

VEM, Estende a mão e liberta-nos!

A Segunda Pessoa da SSma. Trindade teve parte ativa na Criação como canta a primeira antífona Ó:  Ó  SABEDORIA"! Ei-lo agora visitando o reino do Antigo Testamento. Cristo era o Deus da Aliança do povo eleito. Ele fez aliança com NOÉ, Abraão, Isaac, Jacó, Moisés. Ele foi o Guia de Israel através da História. A antífona Ó ADONAI nos lembra duas dessas manifestações divinas: a sarça ardente e a Lei no Sinai. Eis duas figuras da luz do NATAL que vem. A oração faz alusão à libertaçào do Egito que foi uma imagem de nossa libertação do jugo do demônio!

Oração: O Senhor é contigo, ó MARIA! Alegra-te, cheia de graça! ELE voltou seu olhar para Ti: realizou toda a sua esperança. Alegra-te! Ó  ADONAI, DEUS DA ALIANÇA!

PAI NOSSO... AVE MARIA...

DITOSO Francisco  de  Assis, poeta dos pobres que ouviram as vozes dos anjos e com os irmãos animais e pastores humildes, se reuniram em volta do Jesus Menino e seus pais, deixando-nos a magia do PRESEPE! Protege hoje, amanhã e sempre o nosso papa argentino, nosso vizinho mesmo ali embaixo, homônimo teu, aniversariante hoje, que abraçou teus exemplos e segue no pastoreio teus ensinamentos!

Meditação: Se o homem novo, revestido de uma carne semelhante à do pecado, não tivesse assumido a nossa condição, envelhecida pelo pecado; se Ele,  consubstancial ao PAI, não tivesse dignado ser também consubstancial à MÃE e unir a si a nossa natureza, com exceção do pecado, a HUMANIDADE teria permanecido cativa sob o jugo do demônio; e não poderíamos nos beneficiar do triunfo do VENCEDOR, se esta vitória fosse obtida numa natureza diferente da nossa! (São Leão Magno, papa).

Nenhum comentário:

Postar um comentário