quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

NOVENA  DO  NATAL  =  19/12/13

ANTÍFONA Ó : "Ó  RAIZ  DE  JESSÉ", TU QUE TE COLOCASTE NO ALTO COMO UM ESTANDARTE DOS POVOS, DIANTE DE QUEM os Reis fecharão respeitosamente  as bocas e a nações dobrarão os joelhos,

VEM,  LIBERTA-NOS,  NÃO  TARDES  
MAIS!

MEDITAÇÃO : ELE foi um "imortal", autor de livros de história da pátria, de estilo cativante, sobre os bandeirantes em particular. Era paulista e faleceu em 1938, de tuberculose. Vários filhos. No último ano de vida, por ocasião do Natal, quis saber de cada filho que presente desejava receber no dia do nascimento de Cristo. A filha caçula, a última a responder, disse com convicção, inspirada certamente pelo Deus Menino: quero que você queime o livro que está escrevendo. Paulo Setúbal ouviu assustado, nada disse e todos na noite dos presentes se reuniram. Chegando a vez da filha caçula, pequenina, Paulo Setúbal lhe entregou um pequeno baú e lhe disse sob os olhares curiosos dos demais irmãos.
"Aí está o que me pediste". Aberto o baúzinho, a  garota angelicamente feliz, desfeita em prantos e abraçando o paizinho, o céu por certo fotografou "ad perpetuam rei memoriam"o inusitado e histórico espetáculo. O relicário precioso foi, quem sabe, o mais precioso presente natalino, ofertado pelo papai noel, atendendo ao pedido da filha,  que nem tinha começado a aprender a ler! Será que essa garota ainda conserva as cinzas do livro que Paulo Setúbal estava acabando de escrever? No livro "CONFITEOR", em que o Padre Leonel Franca escrevera as últimas folhas, Setúbal falecera sem terminar sua autobiografia, o fato se apresenta e sempre, todo ano, a cena me comove. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário