quarta-feira, 8 de agosto de 2012

SIGNIFICADO DA "FRAÇÃO DO PÃO" NA MISSA

A missa, ou Ceia do Senhor, pode ser analisada sob três aspetos: ela é, ao mesmo tempo, SACRIFÍCIO (perpetuação do Sacrifício da Cruz); MEMORIAL da Morte e Ressurreição de Cristo ("Fazei isto em memória de mim"); BANQUETE SAGRADO (em que se recebe o CORPO e o SANGUE do Senhor, como alimento espiritual). Tratando-se, portanto, de um BANQUETE, os católicos se preparam para essa ceia sagrada através dos denominados "RITOS DA COMUNHÀO", a saber: a REZA DO PAI-NOSSO, em que se pede o pão cotidiano, referência também, portanto, ao Pão Eucarístico; o "RITO DA PAZ" e o gesto da "FRAÇÃO DO PÃO". Os fieis, quando este rito lhes cai sob os olhos, NA CELEBRAÇÃO DA MISSA, costumam querer saber em que consiste e o que significa ou simboliza. Como nos primeiros anos de existência da Igreja os pães consagrados, isto é, transubstanciados no Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Cristo devessem ser divididos em pequenas porções, fato este que tinha o nome de FRAÇÃO DO PÃO, para serem repartidos e comungados, esse gesto de fracionar o pão, devido ao seu profundo sentido místico, sempre existiu e foi conservado pelo Concílio Vaticano II. O momento em que se realiza essa "FRAÇÃO DO PÃO" é logo depois que o sacerdote convida os fieis a saudarem-se uns aos outros em Cristo Jesus. O celebrante divide a hóstia da Consagração em duas partes, deixando cair um fragmento dela no cálice que contém o Sangue de Cristo, dizendo: "Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna". Esta parte da missa, chamada FRAÇÃO DO PÃO, assim se explica: no momento da CONSAGRAÇÃO SACRAMENTAL ( "ISTO É O MEU CORPO"..."ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE..."), as duas espécies consagradas, do pão e do vinho, representam a morte de Cristo. No rito da FRAÇÃO DO PÃO o celebrante, deixando cair um fragmento da hóstia grande no cálice, pronunciando as palavras acima citadas, faz com que a mistura - (no missal em uso até o Concílio de Trento constava o seguinte: "Haec commixtio et consecratio" = mistura e consagração) - das duas espécies já consagradas constitua como que uma "consagração simbólica", simbolizando a reunião da ALMA COM O CORPO DE CRISTO NO DIA DE SUA RESSIRREIÇÃO.

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