quinta-feira, 4 de agosto de 2011

"URUGUAI, A EDUCAÇÃO COMO EXEMPLO"

Impessionei-me bastante - e positivamente - domingo atrasado, assistindo pela televisão ao desenrolar do jogo de futebol entre as equipes do Paraguai e do Uruguai, quando conquistou a taça olímpica o time azul ou celeste. E poucos minutos atrás, lendo a Folha de São Paulo de hoje, 04/08/11, deparo-me no caderno C2 COTIDIANO com o artigo, sempre de meu agrado, do colunista PASQUALE CIPRO NETO, abordando o assunto que desde aquele jogo foi objeto de meus pensamentos e de minhas conversas sobre o jogo que consagrou a mocidade do Uruguai. Não farei uso de considerações próprias. Quero apenas transcrever o essencial do artigo "URUGUAI, A EDUCAÇÃO COMO EXEMPLO', parabenizando o seu autor pela oportunidade de sua publicação, excelência de seu conteúdo e pela elegância do estilo com que sempre envolve tudo que escreve e que não deixo de ler sempre. Com a vênia não pedida mas supostamente aceita, eis o que aqui transcrevo: "Um jogador de futebol tem de saber outras coisas além de futebol. Uma dessas coisas é a verdadeira noção de equipe. O resultado disto é visto no campo: o impressionante despojamento das estrelas em prol do grupo funciona como elemento verdadeiro educador. Como educador, sempre achei que, por ser muito popular e democrático, o FUTEBOL É ESPELHO. Quando se ouve ou se lê um "jornalista" exaltar certas idiotices e quando se constata que o resultado dessa exaltacão e da própria "malandragem" é pífio, vê-se que o CAMINHO a seguir parece ser outro...Felizmente, uma parte da nossa imprensa captou a MENSAGEM URUGUAIA". Parabéns ao "El MAESTRO" que me levou à minha cidade natal nas Minas Gerais, onde cursando o primário, na década de trinta, tive como professora a "SÁ MESTRA", nome com que por todos da pequena cidade era sempre apontada e respeitada e hoje alvo de nossa gratidão e saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário