segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ÚLTIMA CARTA DE SAIN-EXUPÉRY

Carta escrita de Bastia, Córsega, Desapareceu no mar no dia 31/o7/44 - "Caríssimo DALLOZ....Quanto a mim, combato o mais ardentemente possível. Sou certamente O MAIS VELHO DOS PILOTOS DE GUERRA DO MUNDO.O limite de idade é de 30 anos para o tipo de avião de caça que piloto. E, outro dia, tive pane em um dos motores, a 10.000m de altitude, sobre Annecy, no momento mesmo em que fazia...QUARENTA E QUATRO ANOS! Enquanto voava sobre os Alpes, lento como uma tartaruga, à mercê dos caças alemães, ria bastante, pensando nos superpatriotas que proibem meus livros na África do Norte (29/06). É engraçado! Vi de tudo desde minha volta à esquadrilha (essa volta é um milagre). Conheci a pane (29/06/44), o desmaio por acidente de oxigênio (14/07/44), a perseguição pelos caças (23/06/44), bem como o incêndio em voo (06/06/44). Não me acho avaro demais e sinto-me carpinteiro são. É minha única satisfação. Também me agrada passear, único avião e único a bordo, durante horas sobre a França, a tirar fotografias. Isso é estranho. Aqui estamos longe do banho de ódio, mas, apesar da gentileza da esquadrilha, existe um pouco de miséria humana. Nunca tenho ninguém com quem falar. Já é alguma coisa ter com quem viver. Mas, que solidão espiritual! SE FOR ABATIDO, NÃO LAMENTAREI ABSOLUTAMENTE NADA. O formigueiro futuro me amedronta. E odeio a virtude de seus robôs, FUI FEITO PARA SER JARDINEIRO! Abraço-o. Saint-Ex.

Nenhum comentário:

Postar um comentário