quinta-feira, 12 de junho de 2014

A   COPA   DO   MUNDO   DE   1938

2014 me transporta em asas sentimentais, ANJELICAIS,  ao ano de 1938!  Não sei o dia nem o mês onde pousar. Recordo, porém, que foi no andar superior de nosso sobrado, na janela de frente para a rua que meu pai colocou o alto-falante, um tubo comprido de boca larga, firmado sob a vidraça superior. Certa feita, outrora, uma rajada de vento atirou na rua o transmissor de um jogo da Copa-Roca, Brasil e Argentina. No ano anterior ao deflagrar-se a segunda guerra mundial (1938), porém, uns gatos pingados, de pé, plantados  nas pedras tortuosas do beco acompanhavam o jogo, na França, da Copa Mundial: Brasil e Itália. Numa cidade interiorana de Minas, de energia elétrica ligada de dia somente para se ouvir o espetáculo, que podia entender um fiapo de  roceiro, embora residente à margem da rodovia São Paulo-Belo Horizonte, cavada a picareta e de  terra batida polvilhada de cascalhos irregulares e traiçoeiros, de futebol internacional?  Mas Só meu pai vendia rádio, e Philips, na cidade. E só podia comprar funcionário público, em geral professoras. Meu velho carreava o aparelho da capital, acocorado nas bugigangas da carroceria, e, deixando-o em casa da duvidosa adquirente por uns 15 dias, aguardava a decisão. Que nem sempre era positiva. Pois bem,  setenta e seis anos  atrás foi Dona Ginica a pretendente compradora de um aparelho Philips, dos maiores de então, a contemplada mestra a experimentar o objeto dos mais calentes desejos de um bonfinense felizardo e invejado.  Quarenta anos passados, descendente dessa professora presenteou-me com o aparelho de válvulas queimadas e insubstituíveis então,  inexistentes com certeza, de olho mágico que me encantava,  mas no momento peça testemunha ocular, muda e que em ponto nobre de meu abrigo em Petrópolis aguarda paciente o dia em que não mais me será dado fruir de sua presença despertadora de um passado em que pelo menos o nome de um dos jogadores, nunca mais esquecido: LEÓNIDAS,  mais conhecido por "O DIAMANTE NEGRO". E nós perdemos para a Itália: 2X1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário