domingo, 23 de fevereiro de 2014

"BONS   SERVIDORES   e   NÃO   BONS   PATRÕES!"

Antes que se apaguem, sobretudo dos olhos de minha alma, pelas circunstâncias de nossa peregrinação neste "vale de lágimas", as confortadoras e santificantes imagens veiculadas pela RAI diretamente do VATICANO, transmitindo a Santa Eucaristia pelo nosso papa FRANCISCO, na presença dos cardeais ontem (22/02/14) recém consagrados, consigno aqui o ramalhete espiritual que me ficou de toda a cerimônia: "Que sejam os elevados ao cardinalato "BONS  SERVIDORES" e não "BONS PATRÕES"! Tradução do texto evangélico: "Eu vim para SERVIR e não para "SER  SERVIDO"! Quando seminarista no CARAÇA, setenta anos apenas passados, na oração da manhã lia-se um texto extraído de autores imbuídos do espírito de Cristo  ao final do qual se guardavam alguns minutos para reflexões - reflexões qual nada, adolescente, crianças sabem lá o que é isso? - tudo encerrado com um "ramalhete espiritual", uma espécie de resumo da lição transmitida. Acontece que o mamalhete oferecido pelo papa argentino, além de tudo que a cerimônia me apresentou de divino, de encantamento espiritual, o meu eu mesquinho me recordou um episódio jamais por mim esquecido. Comparecendo diante de um purpurado da Igreja para me comunicar o início de um processo eclesiástico em que eu impetrava minha redução ao estado laical, depois de longo chá de cadeira em palácio o secretário me comunicou o seguinte: "Sua eminência pediu-me dizer-lhe que não o receberá, porque compareceu SEM BATINA". BERNANOS bem que justifica tal maneira de proceder de tais membros do clero:  assim foram formados nos seminários, assim agem na vida. Como aquilo me doeu! Ainda bem que estava no mosteiro de São Bento, num dos intervalos de Vaticano II, o meu anjo da guarda, Dom Martinho Michler a quem recorri de imediato e se mostrou um bom  servidor. RAMALHETE ESPIRITUAL do que acabo de escrever: convido a você (que por acaso me lê) ligar sua TV aos domingos, às sete da manhã, no canal 205, RAI, para desfrutar de momentos gratificantes, acompanhando o nosso FRANCISCO durante insquecíveis momentos, na celebração da santa eucaristia e na alocução cheia de ensinammentos práticos que avivam a nossa FÉ. A propósito: o papa Francisco é jesuíta, da "Sociedade de Jesus". São Vicente de Paulo espelhou-se nas regras dessa congregação para criar a sua "Congregação da Missão". Um dia lhe perguntaram se era jesuíta. Na sua modéstia respondeu: "Quem me dera! Sou apenas um dos carregadores das malas dos jesuítas!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário