terça-feira, 23 de outubro de 2012

SUPER-HEROI INDIANO

"POR QUE VOCÊ NÃO VEIO ANTES?" "E a pergunta dirigida a mim por uma criança de 6 anos me foi tão pesada! Acho que ela vale para todo mundo. Por que não agir agora, se há urgência, se é preciso acabar com isso! Eu sei que vou morrer, então prefiro que seja ajudando alguém e não de febre, deitado na cama!"Foi a resposta dada por SATHYARTHI KAILASH, ativista indiano, à pergunta da criança, constituindo esta minha introdução uma como que parte de uma das muitas parábolas que Cristo pronunciou - nem todas estão contidas nos Evangelhos - quando companheiro nosso nas terras da Palestina. O ATIVISTA SATHYARTHI, 58 anos, salvou 80.000 crianças do trabalho escravo na Índia. Por 30 anos luta esse ativista contra o trabalho escravo infantil. E confessa: para isto bastaria dar-lhes educação, cuidados médicos e psicológicos. E elas são ainda 215 milhões no país. O tráfico de crianças é o terceiro maior mercado ilícito do mundo. Todos os anos 92 bilhões de reais são movimentados pelo tráfico humano. E complememtando a pseudoparábola evangélica, o ativista ainda nos deixa a seguinte lição cristã: "Para mim se a criança é escrava e eu a estou resgatando, não estou fazendo um ato de misericórdia para ela. Estou lavando meus pecados. Minhas roupas sujas. Libertando essas crianças, nós nos libertamos. É o que eu sinto". E como comprovação de suas singelas inconfidências, assim termina: "Das crianças que libertamos ficou-me a história de uma de 6 anos, bastante comovente; fizemos o resgate dela e de seus amiguinhos de madrugada. Ausentando-se o guarda para tomar banho, entramos e resgatamos todas. Estavam em prantos. Nunca tiveram amor e respeito. Só abusos e exploração. De repente a pequena de 6 anos me perguntou: "Por que você não veio antes?" (Folha de São Paulo. A20Mundo. 23/10/12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário