sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

CARNAVAL - QUARESMA - PÁSCOA

A fixação anualmente da data da celebração do CARNAVAL só pode ser determinada depois da apuração, no respectivo ano, do dia em que se comemorar o DOMINGO DA PÁSCOA. Para se obter este dia, tem que se conhecer e se trabalhar com duas ferramentas: o ANO SOLAR e o ANO LUNAR. Recorde-se que o ANO SOLAR tem um pouco mais de 365 dias e meio. E o ANO LUNAR tem 11 dias a menos que o SOLAR. É por conta desta desigualdade quantitativa de tempo existente entre esses dois tipos de ano (Solar e Lunar) que a data do CARNAVAL não tem mês fixo todo ano para realizar-se. Isto porque a data da sua celebração depende da apuração do dia no ano em que os Cristãos comemorarão a PÁSCOA ou RESSURREIÇÃO de CRISTO. Historicamente em cada ano o DIA DA PÁSCOA se fixa, atendendo-se ao que se contém na BÍBLIA, no LIVRO DO ÊXODO, cap.12, 1-14, quando o Senhor Deus, por intermédio de Moisés, mandou que, na noite da Primeira Lua Cheia após o equinócio da Primavera no hemisfério Norte, fosse imolado e consumado o Cordeiro Pascoal. IMPORTANTE: como esta ordem divina tivesse sido exarada na vigência do uso do ANO LUNAR, e como somente bem mais tarde tivesse sido adotado o calendário baseado no ANO SOLAR, necessário se fez (e se faz ainda, pois na BÍblia se conta o tempo na base do ANO LUNAR) um ajuste anualmente da data da Páscoa, já que o tempo é medido atualmente à luz do ANO SOLAR. Feito esse reajuste sob os cuidados de pessoal capacitado, sabe-se que NESTE ANO DE 2010 o DIA DA PÁSCOA (comemoração do Cordeiro Pascoal e da Ressurreição de Cristo Jesus) cairá no dia 4 DE ABRIL. Sendo o DIA DA PÁSCOA o mais importante para os Cristãos, a "Igreja, para imitar o exemplo do Divino Redentor que jejuou 40 dias no deserto, instituiu a QUARESMA ( de QUADRAGÉSIMO, QUARESMA), período de 40 dias em que os Cristãos se preparam condignamente para a celebração da PÁSCOA. ESTES 4O DIAS começam a contar-se, de diante para trás, do sábado anterior ao DIA DA PÁSCOA (4 de abril deste ano de 2010). Contem-se então 6 semanas anteriores ou seja, 42 dias. Desses 42 excluam-se os 6 domingos, pois não se jejua em domingos. Sobram 36 dias. Para se completar o número de 40 dias, no século VIII acrescentaram-se 4 dias: o sábado, a sexta-feira, a quinta-feira e a quarta-feira (QUARTA-FEIRA DE CINZAS) imediatamente anteriores ao primeiro domingo da Quaresma (neste ano este domingo cai no dia 21 de fevereiro). A QUARESMA começa na QUARTA-FEIRA DE CINZAS e termina AO MEIO DIA DO SÁBADO ANTERIOR AO DIA DA PÁSCOA. E o CARNAVAL que teve originalmente um sentido genuinamente cristão ocupa os três dias que precedem a Quarta-feira de Cinzas.

Um comentário:

  1. Jair, considero oportuno lembrar aqui que o Carnaval era uma festa totalmente cristã, com muita alegria e saudosas lembranças do tempo anterior, em que se podia comer à vontade. Chegados os dias da Quaresma, vinha o tempo de jejum e de abstinência de carne. Então se despedia especialmente da carne, tão importante para a alimentação. E a festa tomou o nome de "Caro vale", o que significa "Adeus carne", na língua latina.
    Com o correr dos tempos, a festa tomou sentido totalmente profano e secular, descambando até para a bebedeira e a licenciosidade exageradas.

    ResponderExcluir