domingo, 26 de julho de 2015

A   PORTUGAL

Tinha eu 14 anos, quando numa aula de literatura no Colégio do Caraça o lente da matéria leu uma estrofe do Poema "A  PORTUGAL":  " JARDIM DA  EUROPA  À   BEIRA-MAR  PLANTADO"... A comparação caiu-me em cheio naquela manhã para nunca mais! não...  para somente 73  anos depois, no dia 24/07/15, a internet me libertar a curiosidade  envolvendo aquela metáfora.  Encontrei afinal  tudo que  procurava. O autor é o escritor português "TOMÁS  RIBEIRO (1831-1901), nascido em Parada de Gouta, Portugal, formado em direito, ministro da justiça, deputado, etc. Abaixo transcrevo a primeira e última estrofes do poema "A PORTUGAL":
"JARDIM  DA  EUROPA  À   BEIRA-MAR  PLANTADO,
DE  LOUROS E DE ACÁCIAS  OLOROSOS;
DE  FONTES  E  ARROIOS  SERPEADO,
RASGADO  POR  TORRENTES  ALTEROSAS,
ONDE  NUM  CERRO  ERGUIDO  E  REQUEIMADO 
SE  CASAM  EM  FESTÕES  JASMINS  E  ROSAS,
BALSA  VIRENTE  DE  ETERNA  MAGIA
ONDE  AS  AVES  GORGEIAM  NOITE  E DIA.


Por ti canto, meu berço de inocente,
Lisa estrada que andei débil infante;
Meu viçoso jardim de adolescente,
Meu laranjal em flor sempre odorante;
Minha tarde de amor, meu dia ardente, 
Minha noite de estrelas rutilante!
Tu... dá-me ao cerrar noite o meu inverno
Um leito funeral ao sono eterno.

("ARTE DA COMPOSIÇÃO E DO ESTILO, e da História da Literatura Portuguesa e Brasileira". 
pelo Pe. Antônio da Cruz,C.M. Caraça MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário