quinta-feira, 25 de junho de 2015

SEPTUAGÉSIMO   ANIVERSÁRIO  DE  FUNDAÇÃO   DA   "ASSOCIAÇÃO    DOS   EX-ALUNOS  LAZARISTAS  E  AMIGOS   DO   CARAÇA"  (AEALAC)  -  20/07/45-20/07/15.

                           PRIMEIRA   PARTE


ALUNO  DO  CARAÇA  na época de fundação  da   AEALAC e muito desvanecido por poder comemorar os SETENTA  ANOS  de sua existência,  (20/07/1945 - 20/07/2015),  apresso-me em  reproduzir,  de meu opúsculo "Antes que  anoiteça",  quatro acontecimentos relacionados com a celebração da efeméride  no próximo mês de julho. 

"Costumo dizer, um pouco por vanglória, que, quando aluno (1941-1946),  experimentei  no CARAÇA algum efeito da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Sem meios de transporte, com o  afundamento de nossos navios costeiros, foi sentida também no Caraça a falta de produtos: arroz, farinha de trigo, açúcar, sal, além de derivados do petróleo. Era de automóvel movido a gasogênio que o médico Dr. Élvio subia ao Caraça para receitar "panvermina" aos alunos. Em lugar do arroz, canjiquinha.  As broas de fubá substituíam os pães. Tardes houve em que na ceia balas de chupar nos esperavam nos pratos! Sombras mais negras, porém,  pairavam sobre o CARAÇA, sem que NÓS, ALUNOS, delas tivéssemos tomado conhecimento.  É que se pensou seriamente, então, até mesmo no fechamento da ESCOLA  APOSTÓLICA  por absoluta  falta de meios materiais para ser mantido em atividade o Colégio do Caraça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário