domingo, 28 de junho de 2015

 SEPTUAGÉSIMO   ANIVERSÁRIO   DE   FUNDAÇÃO  DA   "ASSOCIAÇÃO DOS   EX-ALUNOS   LAZARISTAS  E   AMIGOS  DO  CARAÇA"  (AEALAC)  20/07/1945.                          

                  QUARTA   PARTE


No dia 20 de julho de 1945, presente o Provincial dos Padres Lazaristas, Padre Francisco Godinho, fundou-se a AEALAC numa reunião no salão de teatro dos alunos. "Como nasce a saudade, escreveu o Padre Sarneel, assim nasceu a AEALAC. Amor e ausência são os pais da saudade. Um dia, na capital mineira, o amor ao Caraça e a ausência dele, num surto de aperto e de dilatação, fizeram palpitar, em fecunda criação, o peito dos fundadores da ASSOCIAÇÃO DOS  EX-ALUNOS LAZARISTAS  E   AMIGOS  DO  CARAÇA. Todos os anos a AEALAC  realiza uma peregrinação à Serra do Caraça. Para a segunda paregrinação em 1946, o Padre Sarneel compôs o poema "Nil dulcius alterno convictu" onde o vate caracense se põe a cantar em versos latinos "as doces alegrias" (dulcia gaudia)  por rever , afinal,  os queridos confrades, colegas e ex-alunos, no ditoso lugar da serra do Caraça, sítio de longos anos dedicados aos estudos, à piedade, à  vida comum, e ao lazer também ("Poesia Novilatina", Pe. Pedro Sarneel, C.M.). "Voltaremos aqui na esperança de engrossar, ano a ano, as nossas fileiras. Queremos ser um dia uma multidão... Havemos de fazer  desta casa o que, na verdade é,  um dos lugares sagrados de nossa pátria.  Cônscios estamos de que, assim procedendo,  estamos prestando um grande serviço aos nossos  patrícios, bem certo é que uma UMA  
CIVILIZAÇÃO  SE  MEDE  PELA  QUALIDADE  DOS  OBJETOS  DE   SEU   CULTO" (Mário Casasanta, 28/07/1946, segunda caravana ao Santuário do Irmão Lourenço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário