terça-feira, 13 de novembro de 2012

ODETTE VIDAL DE OLIVEIRA

Telefonou-me, feliz da vida, por causa do blog das TRÊS CRIANÇAS PREDESTINADAS, uma alma contemporânea e colega de ODETTE VIDAL DE OLIVEIRA. Tendo convivido com ela no Colégio da Imaculada Conceição, tantas foram as notícias transmitidas sobre a vida de ODETINHA que fui atrás do túmulo da menina no São João Batista. Que minutos de paz me reservava a visita àquele pequeno templo-abrigo-dormitório do corpo de Odetinha, ali depositado no dia 25/11/1939! Fica na Quadra 6, número 850. Você entra no cemitério, situado na rua General Polidoro, pelo largo portão Central, bem defronte do início da rua São João Batista. Qualquer funcionário então lhe indica o rumo a seguir. O túmulo procurado fica bem próximo. Sobressai aos demais pela simplicidade de uma lírio, pela paz comovedora, tranquilizante, mística mesmo, COMO do Mosteiro de São Bento do Rio, na beleza acolhedora de sua inesperada visão. A gente se desperta diante mais de um berço infantil do que de um sepulcro. Quem o planejou sabia que "cemitério" etimologicamente quer dizer "lugar onde se dorme". O túmulo com as dimensões de um berço: um quadrilátero com uns 2 m. de comprimento por 1 m. e pouco de largura. Sobre o tampo a menina estendida no leito, mãos sobre o peito, na inocência de seus 9 anos, num rosto cópia sem retoque, perfeita reprodução da criança retratada no livrinho de sua biografia, tudo num esplendor de bronze modelado com arte, piedade e amor por algum anjo terrestre. Nos quatro cantos da lousa, colunas discretas apoiam a cobertura de mármore do leito. No único vão fechado, dos quatro que sustentam o teto da sepultura do corpo santificado de ODETINHA símbolos litúrgicos sobre o sacramenro da EUCARISTIA RECORDAM A FIGURA DO PAPA SÃO PIO X QUE INCENTIVOU AS CRIANÇAS A SE APROXIMAREM DA SAGRADA COMUNHÃO FREQUENTE. Obs.: A 13/11/1939, 12 dias antes da morte, Odetinha recebeu de Frei Júlio de Santo Antônio um lírio bento e logo lhe enrolou o terço e o apertou ao coração, dizendo: "Meu Jesus, eu vos amo". É esta a origem do emblema e inscrição que se vêem sobre a sepultura de ODETINHA: "Eu vos ofereço, ó meu Jesus, todos os meus sofrimentos pelas Missões. Odette".

Nenhum comentário:

Postar um comentário