quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

VIRGÍLIO, DA ENEIDA, UM PROFETA?

VIRGÍLIO, célebre poeta latino, nascido em Mântua, Itália, no ano 71 antes de Cristo, é autor: das "BUCÓLICAS", obra mística, escrita em 42 antes de Cristo, e dedicada ao imperador Otávio pela promessa por este feita de não ser espoliado de sua propriedade em Mântua, depois da batalha de PHILLIPES no ano 41 antes de Cristo; das "GEÓRGICAS", obra filosófica e religiosa, fundada na ideia da luta do homem contra a natureza, escrita no ano 37 antes de Cristo; da "ENEIDA", 29 antes de Cristo, obra inacabada em 12 cantos, com base num tema supostamente nacional, narrando o combate de Eneias contra os gregos no cerco de Troia.
VIRGÍLIO, embora não cristão, pois morreu 19 anos antes de Jesus Cristo nascer, costuma ser lembrado nesta época natalina, porque no século XVI o padre português PEDRO ÂNGELO SPERA publicou a PAIXÃO DE N.S.JESUS CRISTO, escrita com versos extraídos das obras escritas por VIRGÍLIO e que começam justamente com os fatos ocorridos na época do nascimento de Jesus Cristo ("Dominus Tecum", escrito por Artur Bivar, edições ouro ltda., Porto):
"Ó TU QUE NASCESTE DO ETERNO PAI, ENQUANTO OS ASTROS TRAZIAM A NOITE; TU QUE NASCESTE AO MESMO TEMPO DE UMA VIRGEM DIVINA, A ÚNICA QUE DE TI FOI DIGNA; TU QUE COM A LEI ETERNA MODERAS O MAR, A TERRA E TODAS AS COISAS DOS HOMENS E DOS CELÍCOLAS, CONCEDE FÁCIL CAMINHO AO MEU CANTO E PROTEGE A MINHA AUDACIOSA EMPRESA DE MODO QUE ME SEJA LÍCITO FAZER CONHECIDOS OS TEUS GLORIOSOS FEITOS".
A vinda dos magos e adoração deles guiados por uma estrela:
"CONHECERAM VESTIDO DE CORPO O DEUS QUE DEU ÀS ESTRELAS O NÚMERO E O ESPLENDOR; ALGUNS PRÍNCIPES DO ORIENTE TRAZEM E OFERECEM DONATIVOS PRECIOSOS. A MÉDIA TRAZ PARA O REI A SUA MIRRA, OS SABEUS OS SEUS INCENSOS E O OURO OFERECE AQUELE QUE ESTÁ PRÓXIMO AO FARETRADO PERSA. E EM CLARO ESPLENDOR REFULGIU UMA ESTRELA COMO SE FOSSE FAROL CONDUTOR. E OS OLHOS QUANTO PODIAM COM A PRÓPRIA AGUDEZA A OBSERVARAM E TOMARAM O CAMINHO DE TERRAS REMOTAS.
Morte dos inocentes:
Ö CRUEL ÓDIO DE UM TIRANO TEME DE TUDO, AINDA DAS COISAS MAIS INOFENSIVAS; NEM SUA PERFÍDIA DIVULGADA POR TODO O ORBE PÔDE PERMANECER OCULTA, QUANDO UM INFAUSTO DIA VOLVEU EM HORRÍVEL MORTE INOCENTES QUE AINDA NÀO TINHAM CONSCIÊNCIA DA PRÓPRIA VIDA E ARRANCADOS DO SEIO MATERNO, CRUENTOS UNS NO MUITO SANGUE DOS OUTROS".
E tu, seguidor que leste, que comentário tens a respeito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário