terça-feira, 25 de outubro de 2016

STEPHAN ZWEIG ANTES  DE  DEIXAR A VIDA


"É PRECISO PROCURAR  AS RAZÕES QUE TORNEM A VIDA DIGNA DE SER VIVIDA" (Tristão de Athayde, 23/04/1944).


Assim escreveu Stephan Zweig: "Antes de deixar a vida por vontade própria, com a mente lúcida, imponho-me a última obrigação: dar um carinhoso agradecimento a este maravilhoso país, o  BRASIL,  que  propiciou a mim e a minha obra tão gentil e hospitaleira guarida. A cada dia aprendi o amor a este país, mais e mais.  Em parte alguma eu poderia reconstruir a minha  vida, agora que o mundo da minha língua está perdido e o meu lar espiritual, a Europa,  autodestruído. Após sessenta anos são necessárias forças incomuns para começar tudo de novo.  Aquelas que possuo foram exauridas nestes longos  anos de desamparadas peregrinações.  Assim, em boa hora e conduta ereta, achei melhor concluir uma vida na qual o labor intelectual foi a mais pura alegria, e a liberdade pessoal  o  mais precioso bem sobre a terra. Saúdo a todos os meus amigos.  Que lhes seja dado ver a aurora dessa longa noite. Eu, demasiadamente impaciente, vou-me antes"(Stephang Zweig, Petrópolis, 22/02/1942) ("Morte no Paraíso", por Alberto Dines).

Nenhum comentário:

Postar um comentário