DESCEU AOS INFERNOS
"A REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO contém superabundantemente a VERDADE para a época a que for dirigida. Mas somente A PODE CONTER EFICAZMENTE, se, caindo nos corações de fiéis a Deus, estes dela se apropriassem, pela reflexão sobre o NÚCLEO da VERDADE recebida de Deus. É muito simples o que queremos dizer, como simples é, aliás, o mistério divino que se encontra no fundo de toda palavra divina como veremos agora, ÀS VÉSPERAS DA PÁSCOA, meditando sobre o dogma da REDENÇÃO DA HUMANIDADE, conforme esta verdade tem sido entendida diversamente pelos fiéis da Igreja ORIENTAL e pelos fiéis da Igreja OCIDENTAL. A Igreja Oriental abraçou e conservou, por exemplo, focalizando especificamente o dogma da REDENÇÃO ("DESCEU AOS INFERNOS", isto é, AO LIMBO ONDE ESTAVAM as almas falecidas gozando da amizade de Deus) uma DETERMINADA TRADIÇÃO que a Igreja Ocidental bem mais cedo deixou escapar. A imagem da REDEENÇÃO (NO TOCANTE ao dogma "DESCEU AOS INFERNOS"), da IGREJA OCIDENTAL está centralizada na figura do GÓLGOTA: o CRUCIFICADO entre os dois ladrões, com a assistência de Maria, figura da Igreja, mãe dos fiéis, e de São João, o apóstolo do Amor a cuja guarda ela é confiada. É a imagem do homem DAS DORES (enquanto a divindade permanece escondida) e do aspecto terrível que o sofrimento CAUSA SOBRE AS PESSOAS. O fruto celeste permanece ainda mais oculto no simbolismo dos LADRÕES. Mas para A IGREJA ORIENTAL a imagem da REDENÇÃO está centralizada na DESCIDA DO CRISTO AOS INFERNOS (AO LIMBO), na abertura forçada da porta até então fechada, na mão do Redentor estendida ao primeiro ADÃO, que não ACREDITANDO NOS PRÓPRIOS OLHOS CONTEMPLA A LUZ PASCAL nas trevas da morte DO LIMBO. É assim que os PADRES ORIENTAIS sempre apresentaram a Redenção nas suas pregações, assim que os Bizantinos e os Russos figuram o acontecimento redentor do outro lado. Deixemos a palavra a um dentre eles para nos abituarmos ao som de sua voz: "Que é isto? Um grande silêncio reina hoje sobre a terra, um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o rei dorme. A terra tremeu e se acalmou, porque Deus adormeceu na carne e porque ele foi despertar aqueles que dormiam desde séculos. Deus está morto na carne e os infernos estremeceram. Deus adormeceu por um lapso de tempo e despertou do sono aqueles que descansavam nos infernos ("DIEU", Hans URS VON BALTHASAR).
segunda-feira, 7 de março de 2016
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