sexta-feira, 16 de agosto de 2013

TRINTA ANOS SEM TRISTÃO DE ATHAYDE

De "GRANDE SINAL", revista de Espiritualidade e Pastoral, vol.XXXVIII-1984, transcrevo o trecho, pp.27, "Alceu A.Lima, O Compromisso da Fé", escrito por Fernando Soares Moreira, por ocasião do falecimento de Tristão de Athayde (1893-1983): "Poetas, escritores, os colegas da Academia , parecem ter sido esses os primeiros a intuírem a força de DEUS que NELE (TRISTÃO) se manifestou. Recordo a crônica de José Carlos Oliveira, da qual transcrevo o seguinte trecho: "Alcançar o Cristianismo me parece um.. eu disse "Me parece"; estou falando apenas por mim. Alcançar o Cristianismo me parece uma tarefa para a qual não tenho forças". E acrescenta mais adiante: "Já eu só poderia ser cristão se fosse igualmente católico. Porquanto GOSTARIA de impor à minha existência uma simetria rigorosa. GOSTARIA, mas não imponho. Logo não GOSTO. Por conseguinte, ao contrário do que sugere o meu desejo, venho impondo à minha existência uma assimetria rigorosa... Aceito-me assim tosco e torturado pelas dúvidas que nem dúvidas são, mas sim uma outra tarefa que me impus e que é esta: recusar a diluição do bom no mau, do honrado no desonroso, da decência na indecência... Em outras palavras dar um pontapé no traseiro do Homem Cordial, que é um Filisteu Mascarado, e reconhecer, admirar, procurar aliança e amizade com o HOMEM QUE SE DEFINE... O homem que se define como CATÓLICO, E QUE VIVE ASSIM COMO SE DEFINIU; ESTE, QUANDO DESAPARECE, me deixa desolado por perdê-lo e orgulhoso por tê-lo visto viver; este eu reconheço, admiro, estimo e louvo! Mesmo não sendo católico nem sendo cristão." Estas palavras denunciam o milagre presente na vida de ALCEU que toca, confunde, e inquieta, e ilumina alguém que declara não ter a mesma FÉ. Na verdade, nós o admiramos e reconhecemos sua Sabedoria pelas posicões que assumiu, pelo testemunho que deu. Sua preocupação não era a de que os outros rezassem como ele rezava, nem que fossem diariamente à missa como ele ia. Mas sua PREOCUPAÇÃO - e esta ele divulgava - era a da justiça social, da liberdade, do autêntico humanismo, do carinho com o povo brasileiro, especialmente a preocupação com os que sofrem a pobreza estrutural de nossa sociedade". JOSÉ CARLOS OLIVEIRA (1934-1986), Escritor e romancista capichaba, autor de crônicas muito admiradas. TRISTÃO DE ATHAYDE faleceu em Petrópolis, dia 14/08/1983, um dia antes de se completarem 55 anos de sua conversão ao catolicismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário