sexta-feira, 9 de agosto de 2013

85 ANOS SEM O JACKSON - 30 SEM O TRISTÃO

"85 ANOS SEM O JACKSON" (1928) - seria este o cabeçalho do artigo de Alceu Amoroso Lima na revista "A ORDEM" do Centro Dom Vital, Rio, recordando, em novembro próximo, como fazia todo ano, num gesto de profunda amizade e gratidão o desaparecimento, no dia 04/11/1928, de JACKON DE FIGUEIREDO na Barra da Tijuca, 85 ANOS DECORRIDOS! Numa profética premonição, na penúltima carta a Tristão de Athayde, 02/11/1928, JACKSON DE FIGUEIREDO escreveria: "...creio profundamente em Jesus Cristo e na Igreja...creio nos fundamentos da terra, creio que a Cruz está bem firmada sobre ela. Basta-me isto! Sinto como que uma alegria específica, uma alegria da humanidade toda. O meu pequenino cachorrismo individual não me impressiona. Vivo aqui, gano ali, coço-me acolá, MAS TUDO ISTO É PASSAGEIRO! vou para a frente atirado no dorso da grande ONDA da vida - PARA ONDE DEUS QUISER! "NO DIA 04/11/1928 isto se realizaria, quando Jackson foi arrastado sobre o dorso de uma ONDA na Praia do Joá, dois meses e pouco depois da conversão de Tristão(1928), 85 anos decorridos! E...30 ANOS (1983/14/08)) SEM O TRISTÃO! JACKSON FOI O INSTRUMENTO DE DEUS para a conversão de TRISTÃO. TANTO ISTO É VERDADE que Tristão, já no redil da Igreja, confessou a Jackson em carta de 18/09/1928 que Augusto Frederico Schmidt (1906-1965) o descrevera como um "amigo perigoso, pois convencia a gente, até nas ideias que pareciam mais afastadas das dele, como em literatura! E é fato. Eu tenho por vezes receio - confesso a você, Jackson, que retardei minha volta à Igreja por temor de que fosse mais por você do que pela própria fé. Coisa curiosa como a fé está longe do coração dos homens de hoje, e no Brasil então é uma coisa absurda!...Sinto como só as ações convencem os homens. E como um príncipe Ghika (1873-1954) no seu apostolado entre apaches, fará mais pela Igreja que o Sacro Colégio em peso!" 30 ANOS DECORRIDOS SEM TRISTÃO ("Correspondência Harmonia dos Contrastes, tomo II, Alceu A.Lima e Jackson de Figueiredo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário