ADEUS À DISPONIBILIDADE
Na carta endereçada a Sérgio Buarque de Holanda por TRISTÃO de ATHAYDE no dia seguinte à sua conversão ao catolicismo (15/08/1928), conhecida como o "ADEUS À DISPONIBILIDADE", o missivista escreve que se sentia, só então, "bem mais moço de coração do que se sentia há 15 anos, quando deixava os clássicos bancos acadêmicos para entrar, desiludido de tudo, no mistério da vida que lhe parecia resolvido de antemão pela INUTILIDADE de todo esforço em resolvê-lo". A DISPONIBILIDADE de que se despedia TRISTÃO originava-se de sua "vaidade em querer resolver sozinho o problema da própria vida e NO DESEJO de que outros o resolvessem da mesma maneira". Esse Adeus à Disponibilidade marca o ponto final de sua existência anterior a 1928 e o início de uma vida nova, da verdadeira vida, aquela em que "nos colocamos nas mãos de Deus" e que ocorreu no dia 15/08/1928. Para TRISTÃO a disponibilidade de que se despedia originava-se "da inexistência, então, à mocidade brasileira de uma grande causa, generosa, construtora, merecedora de seu entusiasmo e até de seu sangue, consistindo nisto a grande melancolia de sua geração. Vivia-se intoxicado de sibaritismo. Formaram-nos a ironia e o ceticismo de nossos mestres. Carregava-se uma mocidade sem mocidade. Tinha-se vinte anos sem vinte anos. Nos colégios do Estado leigo recebia-se uma educação sem alma, sentíamo-nos inadaptáveis e distantes da realidade, desencantados e decadentes". Saídos de uma adolescência morta, foi preciso que a guerra de 14 e as revoluções sacudissem a sociedade e as consciências. Mas de repente o Brasil começou a cair em si. Inicia-se no Rio uma cruzada de moços pela volta de Cristo, graças à influência do cardeal Sebastião Leme. Chegada era a hora do regresso de ALCEU AMOROSO LIMA À IGREJA DE SUA INFÂNCIA através da amizade com o convertido ao catolicismo, dez anos atrás, JACKSON DE FIGUEIREDO, falecido três meses depois daquele ADEUS, afogado nas águas do Atlântico (04/11/1928). Da Cruzada de moços despertada em boa hora "se desenham em linhas nítidas as duas grandes causas a que eles podem dedicar-se: de um lado a causa do ERRO e do outro a causa da VERDADE. De um lado a regeneração pela ideia revolucionária, de outro a regeneração pela ideia religiosa". Obs.: Dic. Houaiss: DISPONIBILIDADE = qualidade de quem se acha aberto para receber influências externas, conselhos, novas ideias, etc.).
sábado, 8 de março de 2014
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